Carregando...

Ritual de fim de ano com óleos essenciais

Em qualquer ritual em que utilizamos óleos essenciais estamos fazendo uma oferenda a seja qual entidade for: a Natureza,  um deus, o Universo! E fazendo isso estamos lidando com trocas de energias: damos e recebemos na mesma medida e de acordo com nossas crenças e atitudes. Nesse sentido, precisamos considerar a importância de se utilizar óleos essenciais da mais alta qualidade, como em toda oferenda! Também devemos observar como está a nossa disposição ao realizar o ritual. Se estamos realmente com desejo de fazer, sem pressa e sem a sensação de obrigação, mas por realmente desejar. Uma atitude "capenga" demonstra uma intenção igual e não funcionará da melhor forma. Ao realizar o ritual com os óleos essenciais, é importante apreciar seus aromas e lembrar que os aromas estão subindo da Terra dos mortais para o Céu dos deuses e que nesse processo estamos desenvolvendo uma sabedoria interior, o deus dentro de nós mesmos, mesclando também o divino interior e o exterior, ou seja, acima, abaixo, dentro, fora, em todos os lugares e de forma consciente os melhores aromas que trazem prazer e perfume!

Toda história possui um início, um meio e um fim. Assim como temos nossos rituais de início de processos, é importante ter também os de fim. Os rituais trabalham energias poderosas e em finais de processos e é preciso dispersar essas energias de forma consciente para que se vão! Como nos despedir de um anfitrião após uma festa, com o devido agradecimento!

No ritual de término, podemos inicialmente e de forma consciente fazer uma meditação, pelo tempo necessário, para reflexão, o reconhecimento do término, se o objetivo ou a intenção foram alcançados. Um momento de silêncio igual a quando o processo se iniciou precedido muitas vezes por um sentimento de inspiração e criatividade, que beneficiarão os passos seguintes. Para finalizar o ritual é importante limpar o espaço onde foi realizado bem com os objetivos usados, trazendo os para o plano mundano. E quando em grupos, os rituais podem terminar com celebrações em conjunto e compartilhamento de experiências, aproximando ainda mais as pessoas, suas energias e aspirações, em uma refeição com talvez um pouco de vinho para relaxar após o cumprimento da tarefa, nos devolvendo depois para nossa vida normal. 

Um bom exemplo disso são as missas japonesas quando do falecimento de alguém e ao final se serve comida e bebida para os presentes, com presentinhos e recebimento de doações em dinheiro para a família do falecido. 

O ano de 2023 foi um ano difícil para muitos e não é incomum as pessoas desejarem que o final do ano chegue logo para dar início a um ciclo melhor. Mesmo assim, podemos e devemos fazer um ritual aplicando todos esses componentes para que possamos iniciar 2024 apropriadamente. 

Após anos de pandemia pelo coronavírus, o ano de 2023 tinha como dever juntar o que sobrou da pandemia, reconstruir o que foi perdido e cuidar de quem permaneceu vivo. Pelo menos para muitos! Meditando sobre o ano, será que conseguimos alcançar esses objetivos? Ou pelo menos parte? Podemos nos dar por satisfeitos? Diante de tudo o que aconteceu, é importante ser grato. E qual óleo essencial você usaria para esse fim? Faça sua escolha se concentrando no fim do ano e não no início de 2024. Pode ser o óleo essencial de Tomilho, que é o guerreiro da Aromaterapia, pode ser até o Ylang-ylang, que em geral é o último óleo essencial em ordem alfabética, para acalmar o coração e ajudar a meditar com uma respiração mais alongada e profunda. Pode ser o Pinho Siberiano, com seu aroma requintado de banho de floresta e proteção do sistema imune e respiratório. Pode ser qual você desejar e fizer sentido. O ano já acabou mas fazer esse ritual vai lhe dar uma sensação boa de finalização para assim se permitir começar o ano novo. Com outro ritual! 

Beatriz Yoshimura

Partes do texto extraídos do livro Meditations & Rituals Using Aromatherapy Oils, de Gill Farrre-Halls. 

Comentário Facebook

  Receba Novidades

Redes Sociais