Carregando...Elemi 5 mL Óleo Essencial Aromalife
Nome botânico: Canarium luzonicum
Origem: Filipinas
Método de Extração: Destilação à vapor da resina
Propriedades:
O Elemi (Canarium luzonicum) é mais um membro da resinosa família das burseráceas (que nela estão o Olíbano, a Mirra, Breu Branco, entre outras) e que é oriundo das Filipinas e localmente conhecido como "pili". A árvore de Elemi produz uma oleorresina amarelada semi-sólida, grudenta e muito aromática que é destilada para obter este óleo essencial integral que a Aromalife oferece a seu público.
Seu óleo essencial é mais um exemplo das resinas que fogem da "regra" que apregoa o fato de que as resinas são aromas pesados e consideradas notas de base. O Elemi é leve, aéreo, volátil e é enquadrado especialmente como nota de topo ou coração com poucos remanescentes de alto impacto na nota de base. Seu aroma é terpênico, fresco, especiado, com impressão mentolada e finaliza com uma nota balsâmica verde-amadeirada e resinosa.
É conhecido na aromaterapia como apoio a outros óleos essenciais respiratórios em sinergias para sinusite, rinite, bronquite e infecções respiratórias. Pode ser antiespasmódico para tosse e sistema digestivo, sozinho ou em sinergismo com óleos essenciais de propriedade semelhantes - como as Hortelãs, Alcarávia e Endro/Dill.
Possui consagrado uso no extremo oriente pelas suas propriedades descongestionantes (da pele, sistema linfático, vasos sanguíneos), imunoestimulante e ativador da movimentação do corpo, sendo por isso indicado como suporte na drenagem linfática e massagens dinâmicas e energizantes que buscam mais estímulo, vigor dos músculos e articulações bem como padrões de rigidez da personalidade que se somatizam nos músculos, efeito anti-inflamatório e analgésico (potencializado em combinação com óleos essenciais com propriedade semelhante). Por ajudar na movimentação dos líquidos do corpo e removendo impurezas dos sistemas, diz-se que pode ajudar a tratar algumas infecções urinárias e limpar o sangue (o Xue da Medicina Chinesa).
Na mente, pode coadjuvar com outros óleos essenciais ansiolíticos. É um excelente combatente dos quadros de estafa e fadiga mental - reduzindo a velocidade dos pensamentos, diminuindo a hiperatividade (incluindo TDAH) e favorecendo o centramento e relaxamento.
O Elemi é tido como um óleo essencial que traz movimentação, fluxo e leveza. Está entre os óleos essenciais considerados muito atuantes em nossas energias. Promove o dissipar das tensões físicas (como as couraças) e tensões mentais.
“É um dos óleos essenciais que digo ser ‘Clareador da Mente’ e estimulo meus alunos a usá-lo em alguns momentos nas minhas aulas de Aromaterapia - e acompanha-se bem com o os óleos essenciais de Limão Siciliano, Alecrim, Hortelã Pimenta e Hortelã Verde, Lavanda, Olíbano e Manjerona para aproveitar todo este propósito.” (Dam Rice)
Receitinha para elevar a energia positiva de maneira iluminada, fresca e renovada e ainda com a ação de dissipar possíveis energias pesadas e larvas astrais:
Em um frasco spray de 30ml com álcool de cereais e água (até 20%):
- 8 gotas de óleo essencial de Elemi
- 1 gota de óleo essencial de Breu Branco
- 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta (às vezes acrescento também 1 gota de óleo essencial de Hortelã-Verde)
Borrife ao seu redor e no ambiente, só cuidado com os pets! Notará uma renovação nas energias do seu ambiente.
O óleo essencial de Elemi pode ser bem combinado com: Lavanda, Lavandim, Limão Siciliano e Tahiti, Alecrim, Olíbano, Breu Branco, Sálvia Esclaréia, Canela Folhas, Cardamomo, Mirra, Hortelã Pimenta e Hortelã Verde.
Recomendável a baixa dosagem no uso dérmico por conter naturalmente a Elemicina, que pode ser neurotóxica. (Dam Rice)
Evitar o uso após oxidado (quando perde o frescor devido a presença de limoneno).
Está vazio aqui :-(