Os óleos essenciais são a matéria prima da Aromaterapia e são extraídos de diversas partes de plantas, como flores (lavanda), folhas(eucalipto),tecido lenhoso (sândalo), frutos (junípero), raízes (vetiver), cascas ((limão), sementes (coentro), rizoma (gengibre) e resinas (olíbano) através de certas formas específicas de extração. Para ser considerado óleo essencial, o produto destas extrações deve seraromático, volátil e ter propriedades curativas.
O óleo essencial pode ser considerado a energia vital da planta, que tem poderes terapêuticos sobre os corpos físico, mental e emocional.E,para que tenha suas propriedades maximizadas, ele deve ser extraído de plantas colhidas no momento certo e ter alta pureza. Só assim,teremos certeza de seus efeitos.
Por serem os óleos essenciais extremamente concentrados, veículos carreadores são necessários para que os óleos essenciais penetrem através da superfície da pele.
Óleos essenciais são 100% puros e naturais e são extraídos principalmente de duas formas: por espremedura e por destilação. Hoje também há a extração com CO2 supercrítico.Sendo puros e 100% naturais, os óleos essenciais garantem um tratamento eficaz no corpo e na mente. Já as misturas sintéticas ou óleos adulterados não conseguem manter nem o aroma original nem as propriedades. Óleos essenciais de origem e qualidade fidedignas podem até ser mais caros, dependendo da forma de extração, local de extração e rendimento de cada espécie, mas na grande maioria das vezes valem o preço pago.
Fonte: apostila do Curso Introdutório de Aromaterapia (Aromaflora).
Artigos e informações sobre alguns óleos essenciais:
Tea Tree - Melaleuca - TTO (Tea tree oil)
Folder Indicações: clique aqui para baixar.