Carregando...

Literatura, saberes e encontros na Flip

De aromaterapia a inteligência artificial, de samba a filosofia pop — debates e experiências atravessam saúde, cultura e meio ambiente em quatro dias de programação gratuita em Paraty

Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto (quinta a domingo), o Sesc SP participa da 23ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. A Casa Edições Sesc, localizada na antiga Rua da Matriz, abriga uma programação com autores da editora e convidados para debaterem temas contemporâneos, presentes em suas recentes publicações, além de oferecer seus títulos com descontos. Nesta edição do evento, a Editora Senac São Paulo integra a programação da Casa Edições Sesc, além de levar alguns títulos de seu catálogo que estarão disponíveis para a venda.

Saúde, natureza e diversidade abrem a programação da Casa Edições Sesc

Na abertura da programação, dia 31 de julho, quinta-feira, às 11h, acontece o workshop Óleos essenciais para a mente e as emoções, inspirado no livro O essencial da aromaterapia, publicado pela Editora Senac, de autoria da empresária, professora e aromaterapeuta Beatriz Yoshimura. A oficina, uma vivência sensorial e educativa para todos os públicos, oferece uma introdução prática aos fundamentos da aromaterapia e seus benefícios.

Às 15h, a mesa Observação de Aves e Conservação da Natureza reúne a cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola, conhecida por seu trabalho voltado à experimentação e recriação do universo ecológico brasileiro ao longo de 45 anos de carreira, e Fabio Schunck, ornitólogo e doutor em zoologia pela USP, autor do livro Aves no Sesc Bertioga e especialista em comunidades de aves neotropicais e espécies migratórias. A conversa tem mediação de Gustavo Faria, especialista em Programação Socioambiental do Sesc São Paulo e observador de aves entusiasta.

No mesmo dia, às 17h, na mesa Costa Norte do Brasil: Belezas e Desafios, o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira e o fotógrafo João Farkas conversam sobre os 2,5 mil quilômetros aproximados da Costa Norte brasileira. Farkas, que se dedica há décadas ao registro da riqueza natural e cultural do país, concluiu recentemente o desafio de documentar essa extensa região publicando este ano o livro Costa Norte, pelas Edições Sesc. A mediação é de Maria Zulmira de Souza, jornalista e idealizadora do Repórter Eco, da Tv Cultura.

Para encerrar este primeiro dia, às 19h30, a mesa Com a Palavra, as Pretas: Narrativas de Mulheres Negras apresenta um diálogo entre a escritora e auxiliar de enfermagem do SUS Lilia Guerra e a psicóloga e doutora em saúde pública Mônica Mendes Gonçalves, que pesquisa os engendramentos entre sistemas raciais e o campo da saúde pública no Brasil. A conversa conta com a mediação da doutora em letras e editora da Zahar Fernanda Sousa, e é baseada no livro Com a Palavra as Pretas, da coleção Biblioteca Africana, lançado recentemente em coedição com as Edições Sesc.

Urgências ambientais e culturais marcam a programação de sexta-feira

No dia 1º de agosto, sexta-feira, às 11h, a mesa Para Entender Quase Tudo sobre o Clima reúne Kamila Camilo, empreendedora social e fundadora do Instituto Oyá, que lidera uma rede de 120 influenciadores, alcançando mais de 12 milhões de pessoas no Brasil, e o jornalista e correspondente internacional Jamil Chade. Com base no livro homônimo, traduzido e lançado pelas Edições Sesc, a mesa discute formas de acesso a informações científicas para combater fake news diante da crise climática e das consequências dos eventos extremos. Com mediação de Maria Elaine Andreoti,mestre em letras e produtora editorial das Edições Sesc.

Às 15h, a mesa África: Raiz e Futuro promove uma reflexão sobre o presente e o futuro a partir da reafirmação da África como raiz da cultura e do conhecimento mundiais, tendo como base o livro clássico Civilização ou barbárie, do antropólogo e historiador senegalês Cheik Anta Diop, também pertencente à coleção Biblioteca Africana, lançado em coedição pela Zahar e pelas Edições Sesc. Participam o músico, pesquisador e professor Tiganá Santana e o doutor em teoria da história e editor Fernando Baldraia.

Uma homenagem ao artista Frans Krajcberg acontece às 17h na mesa Frans Krajcberg: A Natureza como Cultura. O escritor, ativista e biógrafo João Meirelles, que atua há 40 anos em organizações do terceiro setor e é autor de 16 livros, conversa com a escritora, professora e curadora Veronica Stigger sobre a vida, obra e ativismo ambiental do artista que nasceu na Polônia, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto, e emigrou para o Brasil em 1949. A conversa tem como base a biografia do artista, por João Meirelles, lançada este ano pelas Edições Sesc.

Fechando a programação do segundo dia, às 19h30, a mesa Zé Celso Martinez Correa, O Devorador apresenta um encontro entre Claudio Leal, jornalista e autor do livro O devorador: Zé Celso, vida e arte, Marcelo Drummond, diretor e ator do Teatro Oficina e companheiro de Zé Celso por 37 anos, e Bete Coelho, atriz e diretora. A conversa aborda a vida e a obra engajada do diretor, ator, dramaturgo e encenador José Celso Martinez Correa, com Bete Coelho realizando também leituras dramáticas com textos do homenageado.

Inteligência artificial, samba e filosofia popular são os temas de sábado

O sábado, 2 de agosto, inicia às 11h com a mesa A Urgência de uma Filosofia Pop para o Combate às Fake News, reunindo a filósofa e escritora Marcia Tiburi e Jean Wyllys, doutorando em ciência política e pesquisador sobre desinformação. Eles discutem o conceito de falsolatria — união das palavras falso e idolatria — e suas implicações para a democracia. Marcia Tiburi é curadora da Coleção Pop Filosofia, lançada em coedição entre as Edições Sesc e a Editora Nós, tendo escrito o livro Pop Filosofia. Jean Wyllys é autor de Falsolatria, da mesma coleção.

Às 15h, a mesa Poder, Política e os Custos Planetários da Inteligência Artificial tem mediação da jornalista Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo e vencedora do Prêmio Maria Moors Cabot. Participam o comunicador Marcelo Tas, conhecido pelos programas “Rá-Tim-Bum” e “CQC”, e Sergio Amadeu da Silveira, sociólogo especialista em tecnologia e democracia. A mesa se baseia no novo lançamento das Edições Sesc: Atlas da I.A.: poder, política e os custos planetários da inteligência artificial.

A filosofia volta ao destaque, às 17h, na mesa Pop Filosofia: O Mito da Caverna Revisitado, com Marcia Tiburi e Charles Feitosa, doutor em filosofia e coordenador do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop) da UNIRIO. Eles propõem uma leitura contemporânea da “alegoria da caverna” de Platão, presente no livro Espeleosofia, último lançamento da Coleção Pop Filosofia.

Encerrando a programação de sábado, às 19h30, a mesa Nelson Cavaquinho, Cartola e Carlos Cachaça… em Letra e Música apresenta Eliete Negreiros, doutora em Filosofia e cantora, que vê o samba como sabedoria popular e resistência, e o jornalista Claudio Leal. Com mediação de Jefferson Alves de Lima, além da conversa sobre o novo livro de Eliete analisando a obra dos três sambistas, haverá apresentação de canções dos artistas.

Cinema e cachaça refletem tradições nacionais no último dia da FLIP

No domingo, último dia de programação, a Casa Edições Sesc conta com atividades exclusivas da Editora Senac.

Às 11h, a mesa Arte em Cena: Direção de Arte no Cinema promove um encontro entre a diretora de arte, cenógrafa, curadora e pesquisadora Vera Hamburger e a cineasta, diretora teatral, dramaturga e cenógrafa Daniela Thomas. Neste bate-papo, as duas profissionais conversam sobre as particularidades do ofício da direção de arte no cinema, atividade baseada no livro homônimo da Editora Senac.

Encerrando a programação, às 13h acontece a conversa O Mapa da Cachaça, com Felipe Jannuzzi, baseado no Guia mapa da cachaça, publicação com quase 200 rótulos avaliados às cegas pelo autor e empreendedor no setor de bebidas brasileiras. Acompanhada de degustação da bebida de produções locais, a conversa aborda a valorização da cachaça artesanal e a importância cultural desta bebida exclusivamente brasileira.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 31 de julho, quinta-feira

11h – O Essencial da Aromaterapia (Editora Senac)
Com Beatriz Yoshimura

15h – Observação de Aves e Conservação da Natureza
Com Tetê Espíndola e Fabio Schunck. Mediação: Gustavo Faria

17h – Costa Norte do Brasil: Belezas e Desafios
Com Fernando Gabeira e João Farkas. Mediação: Maria Zulmira de Souza

19h30 – Com a Palavra, as Pretas: Narrativas de Mulheres Negras
Com Lilia Guerra e Mônica Mendes Gonçalves. Mediação: Fernanda Sousa

Dia 1º de agosto, sexta-feira

11h – Para Entender Quase Tudo sobre o Clima
Com Kamila Camilo e Jamil Chade. Mediação: Maria Elaine Andreoti

15h – África: Raiz e Futuro
Com Tiganá Santana e Fernando Baldraia

17h – Frans Krajcberg: A Natureza como Cultura
Com João Meirelles e Veronica Stigger

19h30 – Zé Celso Martinez Correa, O Devorador
Com Bete Coelho, Claudio Leal e Marcelo Drummond

Dia 2 de agosto, sábado

11h – A Urgência de uma Filosofia Pop para o Combate às Fake News
Com Marcia Tiburi e Jean Wyllys

15h – Poder, Política e os Custos Planetários da Inteligência Artificial
Com Marcelo Tas e Sergio Amadeu da Silveira. Mediação: Patrícia Campos Mello

17h – Pop Filosofia: O Mito da Caverna Revisitado
Com Marcia Tiburi e Charles Feitosa

19h30 – Nelson Cavaquinho, Cartola e Carlos Cachaça… em Letra e Música
Com Eliete Negreiros e Claudio Leal. Mediação: Jefferson Alves de Lima

Dia 3 de agosto, domingo

11h – Arte em Cena: Direção de Arte no Cinema (Editora Senac)
Com Vera Hamburger e Daniela Thomas

13h – O Mapa da Cachaça (Editora Senac)
Com Felipe Jannuzzi

Conheça a programação completa e todos os detalhes aqui.

E a programação completa da Flip+Sesc você encontra em sesc.com.br/sescnaflip


Casa Edições Sesc na Flip 2025
De 31 de julho a 3 de agosto de 2025
De quinta a domingo
Rua Marechal Santos Dias, 43 (Antiga Rua da Matriz)
Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Horários de funcionamento da Casa Edições Sesc:
Dia 31/07, quinta-feira – das 10h às 21h
De 01/08 a 02/08, sexta a sábado – das 10h às 21h
Dia 03/08, domingo – das 10h às 17h

Comentário Facebook

  Receba Novidades

Tags

Redes Sociais