Óleo Essencial Hortelã Pimenta 10 mL - Aromalife
Nome científico: Mentha piperita
Origem: Índia
Método de extração: Destilação a vapor
Certificação: IBD Ingredientes Naturais
Composição: Mentha Piperita Oil (d-Limonene). Natural da própria planta.
Usada desde a Roma Antiga por Plínio, O Velho para aumentar a consciência mental, a hortelã-pimenta é ainda muito conhecida por esta propriedade.
Seu óleo essencial clareia a mente, especialmente quando estamos com a cabeça congestionada de cansaço, pensamentos, excesso de estudos, sendo um poderoso descongestionante também das vias respiratórias - sinus e pulmão e da pele acneica, em vaporização ou inalação nestes casos.
Desde sempre usado como digestivo, incluindo estômago, fígado e até intestino. A sua ação antiespasmódica combina para atuar neste sistema, aliviando cólicas, vômitos e dores estomacais. Para aliviar, basta diluir apropriadamente em um veículo carreador, seja um óleo vegetal ou um creme e massagear sobre o estômago e abdômen com movimentos no sentido horário do relógio.
Curiosamente, é um óleo que aquece e também refresca. É estimulante e dá ânimo para combater gripes e resfriados em estágios iniciais. Provoca transpiração, ajudando a reduzir quadros febris. Só não se deve usar em excesso para não causar irritação de pele nem insônia.
Como refrescante, pode ser usado em compressas frias ou na forma de borrifadas de seu hidrolato em caso de dores-de-cabeça e enxaqueca. Sendo um óleo de aroma bem intenso, deve-se sempre tomar cuidado para não exagerar na quantidade usada, especialmente por este óleo ter qualidade cefálica, ou seja, estimulante cerebral.
Em pouca quantidade ajudará a renovar os pensamentos e propiciar um estado de revigoramento mental. Em grande quantidade, pode causar dor-de-cabeça (ação neurotóxica). Uma gota no guardanapo já é suficiente para aliviar náuseas (e até choque) inclusive de cachorros em viagem.
Irritante das membranas mucosas e da pele, jamais deve ser usado puro. E por ser bastante estimulante estomacal, deve ser usado com precaução por quem tem úlcera péptica, colestase ou em casos de fibrilação cardíaca. Também não é indicado o uso perto de faces de crianças. Para amenizar o efeito estimulante a noite, pode ser misturado com o óleo de lavanda-francesa ou manjerona.
Um óleo essencial muito indicado para se levar em viagens, junto de lavanda e copaíba.
Em formulações orais, como pasta-de-dente e enxaguantes bucais ajuda no combate a cárie.
Não é um óleo fácil de combinar, mas tente com alecrim, lavanda, eucaliptos, limões e laranjas para os mais diversos objetivos.
De acordo com Gill Farrer-Halls, inalar hortelã-pimenta ajuda a combater sentimentos de inferioridade e insegurança, aprofundando a intuição!