O Hidrolato de Tea Tree é reconhecidamente antisséptico - antibacteriano, antiviral e fungicida - e por isto, muito difundido na limpeza de escoriações, ferimentos leves e acnes ativas.
Um clássico dos consultórios dos aromaterapeutas e que também toma espaço entre os esteticistas pela sua versatilidade, segurança de uso e apresentar resultados rapidamente.
O uso mais famoso deste hidrolato talvez seja com a argila verde ou preta, onde a água é substituida pelo Hidrolato de Tea Tree para o complemento nos tratamentos para acne no rosto, costas e peito promovendo um efeito cicatrizante, secativo, antisséptico, tônico, limpador e purificador da pele - propriedades tão requisitadas para uma acne ativa.
Este hidrolato possui caracteristicamente uma leve pungência com odor medicinal e herbáceo podendo trazer uma sensação de geladinho enquanto seus principios ativos naturais permeiam a pele, promovendo uma sensação de refrescância e limpeza.
Além disso, por estimular a microcirculação da pele também tem efeito tônico e oxigenante para as células.
Pode ser usado em todos os tipos de pele e especialmente nas oleosas e acneicas.
Diz-se que este hidrolato pode auxiliar no tratamento de gengivites e para complementar a higienização da língua na forma de bochecho.
Como gargarejo, nas amigdalites e irritação das amígdalas durante as estações secas.
(Dam Rice)
Conservação: Os hidrolatos Aromalife, são 100% naturais e provenientes de destilação a vapor dos óleos essenciais e não possuem conservantes, à exceção do de Camomila, por ser mais suscetível à oxidação.
Dessa forma, precisam ser conservados corretamente para otimizar sua vida útil.
Mantenha-o dentro de seu frasco original, em vidro âmbar e com a válvula spray, pensados especialmente para essa proteção. O volume de 100 ml também é ideal para que, no uso frequente, não chegue a se deteriorar.
No uso não tão frequente, guarde na geladeira. Armazene-os longe do calor, da luz e da umidade.
A oxidação pode ser percebida através de bolores em forma de nuvenzinhas brancas ou "fantasminhas" mesmo dentro do prazo de validade e quando isso acontecer, deve ser descartado.
Para reutilizar o frasco, basta lavar com água e detergente e após secar, colocar um pouco de álcool 70, borrifando para poder limpar também o pescante (mangueirinha da válvula spray), deixando secar naturalmente.
Dessa forma, também somos mais sustentáveis.