A “rainha das flores” é chamada assim não sem motivo! A rosa, especialmente a rosa da aromaterapia - são duas as principais, a damascena e a centifólia – possui cor de rosa, a cor do amor, do perdão e da essência feminina, entre outras simbologias. Podemos estender para o amor incondicional, o amor-próprio, autoestima, autoconfiança, ajudando a todos que precisam dessas qualidades!
Na antiguidade eram usadas em banhos, casamentos e enterros, a flor e sua água. Mesmo desidratadas, suas pétalas aromatizam e enfeitam! Culpeper usava como anti-inflamatória e sua água de rosas ainda hoje é usada na culinária e nos cuidados da pele.
Seu óleo essencial pode ser extraído por destilação a vapor, recebendo o nome de Otto e com valor superior no mercado. Ou por extração por solvente, recebendo o nome de Absoluto de rosas e mesmo com valor inferior ao do Otto, em geral é dos preços de óleos essenciais mais elevados do mercado, por seu baixíssimo rendimento, necessitando entre 2 e 5 toneladas ou até mais de suas pétalas para se obter um quilo do óleo essencial. Isso faz com que seja um dos óleos essenciais mais adulterados do mercado, inclusive os importados do Oriente. É importantíssimo adquirir de fontes confiáveis. Basta usar a memória olfativa e tentar identificar quantos aromas de rosa diferentes já sentiu na vida, dos perfumes da mãe, avós e tias, pois por conter dezenas e dezenas de constituintes, esse óleo essencial quando adulterado ou sintetizado raramente é parecido com o original.
Suas características principais é trabalhar as emoções mencionadas e equilibrar o sistema reprodutor feminino, que fica em geral afetado pelas dificuldades enfrentadas por mulheres frente aos inúmeros desafios que lhes são impostos desde que nascem. Miomas, endometriose, ovários policísticos, desordens menstruais, infertilidade entre outras questões podem e devem ser trabalhadas com esse óleo essencial poderosíssimo que ajudará na aceitação de todas suas qualidades essenciais enquanto mulheres sem se sentirem envergonhadas, podadas ou com a necessidade de se adaptarem aos seus meios, seja de trabalho, familiar ou círculo social. E isso também pode ser entendido por pessoas que não nasceram mulheres mas que possuem a alma feminina.
Além disso possui propriedades adstringente, afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, antiviral, bactericida, depurativa do fígado, emenagoga, hemostática, hepática, nervina, sedativa e uterina, corroborando as propriedades mencionadas, sendo indicada para rugas e pele madura, para o coração em sofrimento, luto, perdas e términos, elevando o espírito, atenuando a ansiedade, o medo e a raiva, confortando e acolhendo. A rosa é como um abraço de inúmeras pétalas! Para TPM e menopausa e para mulheres maduras ou que precisem se apropriar do amadurecimento e do merecimento. Em casos de depressão profunda ou pós-parto ou por aborto ajudam a regular as emoções. Enquanto afrodisíaco, auxiliam a expressar a própria feminilidade, sexualidade e sensualidade. Em banhos, massagens, perfumes, cremes, todas as formas são boas para quem deseja se amar. Muitas vezes repelir o aroma demonstra ou lembranças negativas relacionadas ao perfume ou a morte de alguém querido ou a dificuldade em aceitar a bela condição de ser mulher. Alivia a tristeza e a decepção, equilibrando o chakra cardíaco, abrindo o coração para o amor.
Combina bem com outros aromas florais, com cítricos, com sálvia esclareia, sândalos, olíbano, palmarosa, patchouli, mirra, pau rosa, gerânio, canela, cravo, alecrim, citronela, litsea cubeba, pimenta rosa e lavanda!
Sua única contraindicação é ser carcinogênico em dosagens acima de 0,6% na pele, ou seja, usar no máximo 1 gota para cada colher de sopa de base neutra no uso cosmético ou duas gotas em uso local eventual.
Modo de Uso: Spray: Borrife de 2 a 3 vezes sobre o corpo ou no ambiente. Podem ser adicionadas até 6 gotas de outros óleos essenciais para criar uma sinergia ou perfume.