Nome botânico: Matricaria recutita
Origem: Brasil
Método de Extração: Destilação à vapor das flores
Propriedades:
De uso medicinal tradicional na Europa em casos de tensão nervosa e suas implicações, inclusive em crianças, acalmando sem deprimir, a camomila azul tem boa ação sobre problemas de pele, assim como a camomila romana, porém com maior poder anti-inflamatório por conta do azuleno.
A cor azul é sua característica física mais marcante, tão intensa quanto a cor da tinta de caneta e seu constituinte - o camazuleno é produzido durante o processo de destilação.
Sua lista de indicações é extensa: para a pele (acne, alergias, bolhas, queimaduras, cortes, frieiras, dermatite, dor de ouvido, eczema, inflamações, picada de inseto, erupções cutâneas, pele sensível, dor de dente, dentição, machucados), sistema circulatório e muscular (artrite, juntas inflamadas, dores, nevralgia, reumatismo e torções), sistema digestório (dispepsia, cólica, indigestão e náusea), sistema genito-urinário (cólica menstrual, menopausa, menorragia) e sistema nervoso (dor-de-cabeça, tensão nervosa, enxaqueca e estresse).
Com odor bem diferente do nosso conhecido chá de camomila, com aroma doce e herbáceo, levemente frutado, em geral atrai mais por suas propriedades curativas.
Faz sinergias aromáticas com gerânio, lavanda, patchouli, rosa, benjoim, néroli, bergamota, manjerona, ylang-ylang, limão, jasmim, funcho-doce, manjericão e sálvia-esclareia.
Como contraindicação, o óleo essencial de camomila azul pode inibir a enzima CYP2D6 podendo potencializar a ação de alguns fármacos.