Nome científico: Citrus paradisii
Origem: Brasil
Método de extração: Espremedura
Certificação: IBD Ingredientes Naturais
Composição: Citrus Paradisii Peel Oil (d-Limonene, Linalool, Citral). Natural da própria planta.
O grapefruit é um fruto cítrico híbrido do pomelo e da laranja, que surgiu na Malásia há muito tempo e hoje é cultivado em diversos países ocidentais como Estados Unidos, Brasil, Argentina e França bem como em Israel, Nigéria e Índias Ocidentais.
De sabor extremamente ácido e amargo, seu fruto não é apreciado por aqui, porém seu suco é muito desintoxicante bem como seu óleo essencial, com notas de saída limpas, frescas, leves e ácidas, um cítrico delicioso, inspirador e estimulante da fala (verborrágico), devendo ser usado mais durante o dia.
Com propriedades adstringente, antidepressiva como todo cítrico, antisséptica, depurativa (detox), digestiva, antifúngica, diurética e tônica, muito usado em tratamentos estéticos (drenagem linfática, celulite, emagrecimento), em queda de cabelo por excesso de oleosidade, em peles acneicas, em músculos fatigados e em retenção líquida, fazendo sinergia com os demais cítricos, cardamomo, gerânio, palmarosa, ylang-ylang, alecrim, funcho-doce, cipreste, junípero, néroli e petitgrain.
Seu fator de fotossensibilidade é baixo, podendo ser usado nas dosagens usuais, até 4% ou 12 gotas para cada 10 ml ou 10 gramas de óleo vegetal ou creme neutro, entretanto, não é recomendável usá-lo após um ano depois de aberto, por risco de sensibilização na pele por ser muito volátil (alto conteúdo de limoneno).
Conhecer seu aroma cítrico, fresco e mais ácido ajuda a distinguir de óleos de grapefruit adulterados geralmente com óleo essencial de laranja doce ou terpenos de laranja, sendo absolutamente importante que seja adquirido de fonte confiável.