Carregando...
  • Livro Prato Feito - Sonia Hirsch - Editora Corre Cotia

LIVRO PRATO FEITO - SONIA HIRSCH - EDITORA CORRE COTIA

Cód.: 684
Por: R$ 34,00

Livro: Prato Feito

Autora: Sonia Hirsch

Editora: Corre Cotia

PRATO FEITO

Papo prático: qualquer pessoa pode cozinhar, até você. O resultado vai depender da sua compreensão do que está fazendo. Se você jogar tudo na panela de qualquer jeito, a comida vai sair qualquer coisa. Mas você não é disso, que eu sei, e pouco a pouco passará a ter um diálogo de verdade com aqueles vegetais bonitos que vão se tornar parte de você.

Capriche o quanto puder nos utensílios. Panelas grossas, de ferro, pedra-sabão ou barro. Colheres de pau. Uma panela de pressão vale por três. Uma cuscuzeira pra cozinhar no vapor e, claro, fazer cuscus. Uma peneira, uma frigideira, coador, ralador de quatro faces, papel absorvente para as frituras, facas boas, tábua de cortar legumes, pilão e o que mais for.

O fogo: quanto mais lento, melhor. Assim que ferver, seja lá o que seja, você põe a chama no fogo mínimo e tampa.

Pouco óleo, pouco sal, pouca água.

Temperos, todos. Até pimenta no dia em que você tá meio jururu. Também, se não adiantar, fica mais jururu ainda. Por isso prefira alho, cebola, gengibre, louro, orégano, cheiro-verde, hortelã, manjericão, coentro, cravo, canela, noz-moscada, alecrim, tomilho, sávia, açafrão, tudo o que dá gosto na comida e ajuda a digestão.

As folhinhas verdes contém muita vitamina C, muita clorofila pra renovar o sangue, estimulam o fígado e dão o maior realce nos pratos. O alho e o gengibre ajudam a dissolver muco e gorduras e a digerir as proteínas animais. A cebola afina o sangue. O limão vai bem com quase tudo. Embora seja ácido, ele alcaliniza o estômago.

Pra bolar o cardápio você primeiro olha pra fora pra sentir o clima, depois olha pra dentro pra sentir o seu clima, depois é que olha na prateleira pra ver o que combina. No tempo frio se come tudo mais cozido, assado, na pressão, frito; no tempo quente se come mais cru, refogado, no vapor.

Lave sempre as mãos antes de lidar com a comida. A água corrente limpa e ativa o fluxo de energia - essa energia que vem de você, vai para o alimento e volta para você.

avaliação do produto